“Uma das experiências mais extraordinárias na vida sóbria de um alcoólico e na sua lembrança é o impacto impressionante e de grande escala da Convenção de A.A. Desde o momento em que um membro faz a sua inscrição para assistir, alguma coisa começa a acontecer que apenas pode ser descrita muito limitadamente e não encontra uma explicação absoluta. É como se fossem colocados de um lado dividendos na sua conta pessoal a serem pagos, com juros, na convenção e continuar a recebê-los por um logo período posterior”.
Grapevine, novembro de 1969
A Irmandade de A.A. no Brasil saúda a estrutura de Alagoas e os participantes da XIX Convenção Nacional de A.A., com participação dos Grupos Familiares Al-Anon, que se celebra entre os dias 21 a 23 de abril de 2016, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso na cidade de Maceió.
As Convenções de A.A. fazem parte da história da Irmandade nos EUA/Canadá, onde tiveram início, e foram usadas regularmente para fazer importantes declarações de consciência à Irmandade. Assim, a Primeira Convenção Internacional, realizada em Cleveland, Ohio, em julho de 1950, foi idealizada para que o Dr. Bob, portador de um câncer em fase terminal, pronunciasse sua última mensagem à Irmandade (ele morreu cinco meses depois) e também para pedir aos mais de 3.000 participantes a aprovação das Doze Tradições. Outros importantes comunicados à Irmandade foram feitos, por exemplo, na Convenção de 1955, em St. Louis, Missouri, quando foi feita a Declaração da Maioridade de A.A. e a Resolução de os Grupos delegarem a responsabilidade final pelo Serviço Mundial de A.A. à Conferência (I Conceito); em 1965, na Convenção de Toronto, Canadá, foi promulgada a Declaração de Responsabilidade; em 1970, durante a Convenção de Miami Beach, na Florida, foi apresentada a Declaração de Unidade, além de ser a última participação de Bill W. – que morreria pouco mais de seis meses depois. Desde a primeira Convenção, em 1950, todas as Convenções Internacionais foram realizadas sistematicamente a cada cinco anos, sempre em julho e coincidindo com o Dia da Independência dos EUA – quando no seu território. A última ocorreu em julho de 2015 em Atlanta, na Geórgia.
Mesmo sendo apenas eventos para a celebração da unidade e não façam parte da estrutura formal, as primeiras Convenções de A.A. no Brasil serviram como fórum de debates para a criação da Junta de Serviços Gerais e da Conferência de Serviços Gerais, que precisaram ser implementadas por força de um acordo feito com A.A.W.S. (Serviços Mundiais de A.A.) que condicionava a autorização para a tradução do Livro Azul (publicado em novembro de 1969) à criação de uma estrutura formal de serviços gerais de A.A. no Brasil. Assim a primeira Convenção Nacional – que aqui recebeu o nome de Conclave Nacional e passaria a receber aquele nome a partir da sétima Convenção, ocorreu em São Paulo SP durante o carnaval de 1974. Foram todas elas:
- 1974 – I Conclave, São Paulo, SP.
- 1975 – II Conclave, São Paulo SP.
- 1976 – III Conclave, São Paulo SP.
- 1977 – IV Conclave, Recife PE.
- 1978 – V Conclave, Belo Horizonte MG.
- 1980 – VI Conclave, Porto Alegre RS.
- 1982 – VII Convenção, Fortaleza CE.
- 1984 – VIII Convenção, Blumenau SC.
- 1986 – IX Convenção, João Pessoa PB.
- 1988 – X Convenção, Curitiba PR.
- 1990 – XI Convenção, Belém PA.
- 1992 – XII Convenção, Brasília DF.
- 1994 – XIII Convenção, Terezinha PI.
- 1997 – XIV Convenção, Rio de Janeiro RJ.
- 2000 – XV Convenção, Salvador BA.
- 2003 – XVI Convenção, São Paulo SP.
- 2007 – XVII Convenção, Manaus AM.
- 2012 – XVIII Convenção, Cuiabá MT.
- 2016 – XIX Convenção, Maceió AL.
CAHist – Comitê de Arquivos Históricos da Junaab