JUNAAB e o COVID-19 (Coronavirus)

Estimados,

A JUNAAB tem sido consultada sobre como os grupos devem responder à COVID-19 (coronavírus). Grupos e membros estão preocupados sobre questões de saúde e segurança e buscam orientação sobre como lidar com o problema.

 

A JUNAAB é a depositária de experiências compartilhadas de grupos, e como centro de recursos para membros e grupos que desejem compartilhar dessas experiências.

As orientações sobre questões de saúde estão fora do propósito que a JUNAAB pode oferecer, no entanto, para obter informações adequadas, podemos recomendar que os interessados entrem em contato com suas autoridades de saúde nos níveis nacional, estadual ou municipal.

Temos, também, experiências que podemos compartilhar sobre como alguns grupos e membros começaram a lidar com o problema. Nossa experiência acumulada nos diz que discutir esse tipo de problema antes que ele se torne realidade, ajuda o grupo a se preparar para lidar com a situação de maneira racional e útil, e possibilita que mantenham seu foco no bem-estar comum, e em nosso propósito primordial.

Alguns grupos consideraram a possibilidade de fazer algumas alterações nos procedimentos normais de suas reuniões, que incluem o seguinte: evitar apertar e segurar as mãos; garantir que as mesas e cadeiras estejam desinfetadas; suspender, temporariamente, a cortesia de alimentos nas reuniões. Independentemente das resoluções tomadas pelo grupo, cada membro é responsável por suas próprias decisões em relação à sua saúde.

Alguns grupos consideraram planos de contingência, caso não consigam, temporariamente, reunir-se pessoalmente. Os planos incluem as seguintes possibilidades: fazer uma lista de contatos e manter contato por telefone, email ou mídia social, além de se reunir por teleconferência ou online.  

A JUNAAB tem recebido muitas consultas sobre a realização de eventos de A.A. sob sua responsabilidade, e está procurando manter a Irmandade devidamente informada, na medida em que recebemos notícias confiáveis das autoridades brasileiras.  

Estejam certos de que a nossa prioridade é a saúde e a segurança daqueles que participam das reuniões e eventos, e estamos acompanhando de perto as notícias relevantes sobre a COVID-19 (coronavírus), mantendo todos informados através de nossos comunicados à Irmandade e no site oficial de A.A. (aa.org.br).

Esperamos estas informações, mesmo que parciais, sejam úteis a todos. Todas as iniciativas, comunicados e determinações que a JUNAAB adotou para atenuar os transtornos e cumprir determinações legais causadas pela quarentena à COVID-19 estão nesta seção do site.

Passe Adiante ! ! ! 

Junta de Serviços Gerais de Alcoólicos Anônimos do Brasil - JUNAAB