acessibilidade texto


. . .

Português Português

Amigo Anônimo

aanonimoui

Alcoólicos Anônimos – O Livro, Um Ícone Cultural

Box 4-5-9, Outono (Set.) / 2012 (pág. 7-8) => http://www.aa.org/newsletters/es_ES/sp_box459_fall12.pdf
Título original: “El Libro Grande de A.A.: un icono cultural”
 
Com mais de trinta milhões de exemplares vendidos (EUA/Canadá), o Livro Grande (nosso Livro Azul), tem aparecido em lugares muito pouco comuns ao longo dos anos. Na Irmandade toda pode-se ouvir histórias de exemplares que apareceram no momento oportuno – em sebos, bibliotecas de presídios, camarotes de navios e quartos de motéis.  Diz uma das histórias que um exemplar apareceu num latão de lixo aonde um alcoólico, vindo a menos, estava procurando alguma coisa para comer.
 
Publicado pouco depois da Grande Depressão (A Grande Depressãofoi uma severa crise econômica mundial na década que antecedeu à Segunda Guerra Mundial. O calendário da Grande Depressão varia entre as nações, mas na maioria dos países começou por volta de 1929 e durou até o final da década de 1930 ou início dos anos 1940. NT.),Alcoólicos Anônimos é um livro que mudou as vidas de milhões de alcoólicos do mundo todo. Captando os pontos essenciais do alcoolismo através da experiência dos primeiros membros da Irmandade – um grupo representado principalmente por homens brancos americanos de meia idade, o Livro Grande oferece um programa de recuperação que encontrou ampla aplicação superando as diferenças de sexo, raça, cultura, idioma e religião.
 
Como reconhecimento da capacidade singular do Livro Grande de alcançar aos alcoólicos com uma mensagem de esperança, a Biblioteca do Congresso dos EUA, incluiu recentemente o livro Alcoólicos Anônimos em uma mostra para celebrar os “Livros que deram forma a América”.
 
Fundada em 1800, a Biblioteca do Congresso é a instituição cultural federal mais antiga da nação (EUA), busca avivar a imaginação e a criatividade e promover o entendimento e a sabedoria humanas proporcionando acesso ao saber e ao conhecimento através das suas coleções, programas e exibições. A biblioteca do Congresso dos dias atuais é um recurso mundial único. A coleção de mais de 144 milhões de artigos inclui mais de 33 milhões de livros e outros materiais catalogados impressos em 460 idiomas; mais de 63 milhões de manuscritos; a maior coleção norte-americana de livros raros e a maior coleção do mundo de materiais legais, filmes, mapas, partituras e gravações de som.
 
“A lista dos ‘Livros que deram forma a América’ não é um registro dos ‘melhores’livros americanos”, disse James H. Billington - bibliotecário do Congresso, “embora muitos deles se ajustam a essa descrição. O que se pretende é abrir um debate a nível nacional a respeito dos livros escritos por americanos que influenciaram nossas vidas”.
 
Os curadores e os expertos de toda a Biblioteca do Congresso contribuíram com suas seleções para a mostra que ficará aberta desde o dia 26 de junho até o dia 29 de setembro de 2012, em Washington D.C., embora tenha havido muito debate por ter que excluir títulos merecedores para poder se ajustar às restrições físicas do local de exibição. Alguns dos títulos exibidos foram objeto de grande controvérsia, inclusive de escárnio, na história dos EUA. Entretanto, influíram nas opiniões dos americanos com respeito ao seu mundo e nas opiniões do mundo com respeito a América.