acessibilidade texto


. . .

Português Português

Amigo Anônimo

aanonimoui

A Evolução das Convenções Internacionais de A.A.

Box 4-5-9, Abr. Mai. / 1999 (pág. 3-4) => http://www.aa.org/newsletters/es_ES/sp_box459_april-may99.pdf
Título original: “Las glorias de las pasadas Convenciones Internacionales enriquecen la ilusión de la próxima”.
 
Se o passado é apenas um prelúdio, a Décima primeira Convenção Internacional de A.A. que irá se celebrar em Minneapolis, Minnesota, no ano 2000 será a mais gloriosa das já conhecidas. Estas Convenções, que tiveram início em 1950, serviram como uma pedra de toque para o desenvolvimento, o crescimento da Irmandade e de sua dedicação para levar a mensagem aos alcoólicos. Realizam-se a cada cinco anos – normalmente com duração de quatro dias, do final de junho e começo de julho, para comemorar a fundação de A.A. em 1935 e agora figuram entre as maiores assembleias deste gênero no mundo. Originalmente descritas como “Internacionais” devido à participação dos AAs canadenses, atualmente estas Convenções atraem membros de todas as partes do mundo.
 
Cleveland, Ohio, 1950.
 
A.A. celebrou sua primeira festa de aniversário de 15 anos. Os milhares de participantes – não se conhece o número exato (historiadores registram 3.500 participantes), votaram para aceitar das mãos dos fundadores o Legado de Unidade e as Doze Tradições que asseguram esta Unidade. O programa da Convenção era muito parecido com os atuais. Foram incluídas sessões a respeito de A.A. para as mulheres, A.A. na indústria, os jovens em A.A., e A.A. nas instituições correcionais. Houve uma Reunião Espiritual no domingo de manhã.
 
Na Reunião do Livro Grande no sábado à noite, o Dr. Bob pronunciou seu último discurso, aproximadamente quatro meses antes de sua morte, em 16 de novembro de 1950. Falando com dificuldade e dando claros sinais das dores que sentia, Dr. Bob disse: “Há duas ou três coisas que irromperam em minha mente sobre as quais seria apropriado colocar um pouco de ênfase. Uma é a simplicidade de nosso programa. Não vamos estragar tudo com complexos freudianos e coisas que são de interesse para a mente científica, mas tem muito pouco a ver com nosso verdadeiro trabalho de A.A. Nossos Doze Passos, quando resumidos até o último, podem ser condensados nas palavras ‘amor’ e ‘serviço’. Entendemos o que é o amor, e entendemos o que é o serviço. Então, vamos manter essas duas coisas em mente...”
 
Saint Louis, Missouri, 1955.
 
O ambiente era eletrizante. Ao cumprir os 20 anos, A.A. “atingiu a maioridade”quando os participantes ali reunidos aceitaram o Terceiro Legado de Serviço – ou seja, a Estrutura de Serviço e a Conferencia. O cofundador Bill W. disse: “Vemos flutuando por cima de nós uma bandeira na que aparece o novo símbolo de A.A., um triângulo inscrito em um círculo. O círculo representa A.A. no mundo inteiro e o triângulo os três Legados de A.A. – Recuperação, Unidade e Serviço”. Destacou que A.A. é “mais que um conjunto de princípios; é uma sociedade de alcoólicos recuperados em ação. Devemos levar a mensagem, pois, se não o fizermos, nós mesmos podemos recair e aqueles a que não se comunicou ainda a verdade poderão perecer.”
 
Na ocasião foi feita a Declaração de Gratidão aos nossos amigos não alcoólicos:
 
“Nossa Gratidão: A história de A.A. está repleta de nomes de não alcoólicos, profissionais e leigos, que se interessaram pelo Programa de Recuperação de A.A. Milhões de nós devemos nossas vidas a essas pessoas, e nossa dívida de gratidão não tem limites”.
Long Beach, Califórnia, 1960.
 
Digno de menção foi o número de figuras históricas que assistiram a esta Convenção de aniversário de prata, incluindo a Bill W. e Lois, e Marty M., uma das primeiras mulheres a conseguir sobriedade duradoura em A.A. Bill proferiu uma de suas palestras mais memoráveis – particularmente memorável porque parecia que nunca ia acabar. Os 8.700 participantes inscritos encheram as salas de reunião. Não é de estranhar que se esgotou o estoque de café em Long Beach.
 
Toronto, Ontario, Canadá, 1965.
 
Quem poderia esquecer o momento em que os 10.000 membros e seus amigos, reunidos nos Mapleleaf Gardens, aceitaram a Declaração de Responsabilidade. Nessa Convenção do 30º aniversário de A.A., também aconteceu a estreia do filme “A História de Bill”
 
Miami, Florida, 1970.
 
Em julho de 1970, onze mil membros de Alcoólicos Anônimos reunidos em Miami Beach, Florida, fizeram a seguinte promessa em onze idiomas diferentes:
 
“Uma Declaração de Unidade:
 
O futuro de A.A. depende de ser colocado em primeiro lugar, o nosso bem-estar comum, a fim de manter a nossa Irmandade Unida. Da unidade de A.A. dependem as nossas vidas e as vidas daqueles que virão”.
 
Nosso cofundador Bill, que estava mortalmente doente, apareceu inesperadamente na Grande Reunião no domingo de manhã diante do auditório lotado que o recebeu com lágrimas e aplausos – meses mais tarde, o 24 de janeiro de 1971, Bill morreria em Miami. Desta vez houve café suficiente, porém, faltaram sorvetes. 
 
Denver, Colorado, 1975.
 
Com a participação de 19.800 pessoas extrapolou as previsões mais otimistas. As salas das mesas de trabalho e as reuniões temáticas estavam tão repletas que por diversas vezes o departamento de bombeiros teve que impedir a entrada de mais pessoas. Foi celebrada pela primeira vez a Cerimónia das Bandeiras, a qual chegou a ser uma das mais apreçadas tradições, com representantes de 29 Países, e a todos os presentes lhes saltaram as lágrimas. Cada abandeirado recitou o lema da Convenção – “Que Comece Comigo”, em seu próprio idioma. A maior cafeteira do mundo produziu sem tropeços meio milhão de xicaras de café por dia.
 
New Orleans, Louisiana, 1980.
 
As festividades começaram na quinta feira à tarde com um magnífico desfile de carnaval. Mais de 22.500 participantes inscritos, junto com seus familiares e amigos, encheram o Superdoine para as Grandes Reuniões, onde se facilitou a tradução simultânea ao español, francês, alemão e inglês. O lema da Convenção foi “A Alegria de Viver” e 33 Países participaram da Cerimônia das Bandeiras. Em nossa primeira Reunião de Maratona autêntica, um bêbado anônimo vindo da rua ficou sóbrio e logo compareceu à Reunião Espiritual de domingo. Houve um momento inesquecível quando um desconhecido disse à multidão, “É provável que eu seja a única pessoa aqui que esteve presente quando Bill W. conheceu o Dr. Bob.” Era Smitty, o filho único do Dr. Bob.
 
Montreal, Canada, 1985.
 
Os hotéis da bela metrópole franco-canadense estavam tão repletos que alguns dos participantes tiveram que procurar alojamento em lugares distantes 120 a 150 km do centro da cidade. 54 Países participaram da Cerimônia das Bandeiras realizada no Estádio do Parque Olímpico na sexta feira à noite; e Ruth Hock, a secretária de Bill W. que tinha datilografado o manuscrito do nosso texto básico,  foi presenteada com o exemplar cinco milhões do Livro Grande. O lema “Cinquenta Anos Com Gratidão” corria entrelaçado por todas as reuniões e mesas de trabalho, enriquecido pelas divertidas anedotas dos veteranos citavam de suas lembranças.
 
Seattle, Washington, 1990.
 
Seu lema “55 Anos – Um Dia de Cada Vez”. Chegaram convencionais de 75 Países, alguns deles representantes de nações que tinha feito parte da antiga União Soviética. A Convenção de A.A. de 1990 teve 48.000 inscrições. Uma tocha de maratona iluminava simbolicamente o caminho para a sobriedade para o alcoólico que ainda sofria, esteve acessa desde a meia-noite da quinta feira até a manhã do domingo. Nell Wing, secretaria de Bill W. por muitos anos e primeira arquivista de A.A. foi presenteada com o exemplar dez milhões do Livro Grande.
 
San Diego, Califórnia, 1995.
 
O lema “A.A. em Todos os Lugares, em Qualquer Lugar” viu-se refletido numa partilha copiosa de múltiplas maneiras nesta Convenção do 60º aniversário da qual participaram 56.000 membros de A.A. e seus familiares. 87 Países foram representados na Cerimônia das Bandeiras e ao terminar a Reunião de Encerramento 10.000 bexigas foram soltas e os corredores do recinto se transformaram espontaneamente num salão de baile.
 
Minneapolis, Minnesota, 2000.
 
O 65º aniversário de A.A., o primeiro do novo século, acontecerá em Minneapolis, Minnesota entre os dias 29 de junho e 02 de julho do ano 2000, cujo lema é “Transmita-o, Rumo ao Século XXI” Na medida em que nos formos aproximando da data, serão publicadas no Box 4-5-9 informações a respeito das inscrições, alojamento e atrações de interesse turístico. Da mesma maneira que em Convenções anteriores, a informação sobre a inscrição será enviada por correio aos ESL´s em setembro do ano anterior, ou seja, 1999. Enquanto isso, não beba, continue assistindo reuniões e faça uma poupança (a cota de inscrição foi de 95,00 dólares).
 
NT.: à época desta transcrição (2012) não foi encontrada na fonte habitual deste transcritor - http://www.aa.org/lang/sp/subpage.cfm?page=27 , a digitalização dos exemplares do Box 4-5-9 correspondentes ao ano todo de 2000 até o nº de agosto/setembro – inclusive, do ano 2001.
 
“... A 11ª Convenção Internacional foi um grande reencontro de mais de 70.000 pessoas que se juntaram em comunhão na oração e na sobriedade...
 
... Na sexta feira mais de 50.000 membros de A.A. e as representações de 87 Países ao redor do mundo reuniram-se no Metrodome Minneapolis para participar no maior encontro mundial de AA, marcando o início da11ª Convenção Internacional de 2000, de Alcoólicos Anônimos. A convenção marcou o aniversário de 65 de Alcoólicos Anônimos. Foi a maior convenção de A.A. e na história de Minneapolis...”.
Nesta ocasião, o exemplar de nº 20 milhões do Livro Grande foi presenteado a Al-Anon.
 
Toronto, Ontario, Canadá, 2005.
 
 
No dia quatro de julho de 1965, nos Mapleleaf Gardens, de Toronto, 10.000 membros de A.A., amigos e familiares, dando-se as mãos uniram-se ao cofundador Bill W. e Lois, sua mulher, para recitar pela primeira vez: “...Eu sou responsável; quando qualquer um , seja onde for, estender a mão pedindo ajuda, quero que a mão de A.A. esteja sempre ali. E por isso: eu sou responsável”.
 
Quarenta anos mais tarde, mais de 44.000 AAs reuniram-se novamente em Toronto para celebrar o 70º aniversário de A.A. sob o lema “Eu Sou Responsável”.
 
A convenção foi inaugurada oficialmente na sexta feira à noite no Estádio Rogers Center. Precedidos por um grupo de gaiteiros, 90 AAs, representantes dos Países participantes, entraram levando as Bandeiras de seus respectivos Países. Ao aparecer no palco, cada porta-bandeira trocou com outros o Livro Grande com o título em um dos 52 idiomas em que está publicado.
 
Em 1952, Clinton Duffy, administrador-chefe da prisão de San Quintin, fez arranjos para efetuar a primeira reunião de A.A. entre grades. Nesta primeira reunião em setembro de 1942, estiveram presentes 28 reclusos; atualmente há mais de 2.560 Grupos de A.A. nas prisões e mais de 70.000 presos são membros de A.A. No domingo de manhã Allen Ault,Custódio não alcoólico, reconhecendo a contribuição do Sr. Duffy, presenteou com o exemplar 25 milhões do Livro Grande a Jill Brown, administradora-chefe de San Quintin“em nome de todas as instituições correcionais e de todos os reclusos ali encarcerados onde a mensagem de esperança de A.A. teve uma calorosa acolhida”.
 
San Antonio, Texas, 2010.
 
Sob o lema “Uma Visão Para Você”, mais de 53.000 membros e amigos de A.A. reuniram-se em San Antonio, Texas, entre os dias 1 e 4 de julho de 2010, na 13ª Convenção Internacional para celebrar o 75º aniversário de A.A. Este Grupo foi o maior que essa Cidade, lugar de muitos eventos e Convençoes, já tinha visto em sua história.Na sexta feira à tarde foi feita a abertura da Convenção com a Cerimônia das Bandeiras com mais de 90 Países representados
 
Mais de 4.000 voluntários provenientes dos povoados próximos, vestindo camisas na cor verde vivo, podiam ser encontrados no Centro de Convenções e em todos os cantos da cidade, respondendo perguntas e orientando os participantes. Durante o evento foram realizadas mais de 210 reuniões e oficinas no Centro de Convenções e em vários hoteis. Foram celebradas em inglês, español, francês, italiano, japonês, coreano, almão, ruso, português, persa, polonês e sueco, além de maratonas, que começaram na quinta-feira à meia-noite, em español e inglês.
 
O exemplar 30 milhões do Livro Grande, Alcoólicos Anônimos, foi presenteado à Associação Médica Americana, a qual, em 1956, reconheceu oficialmente o alcoolismo como doença. O livro foi recebido pela Dra. Rebeca Patchin, antiga presidente da Associação.
 
Atlanta, Geórgia, 2015
 
“80 Anos – Felizes, Alegres e Livres” foi selecionado como o lema da nossa celebração internacional do 80º aniversário de A.A. que irá acontecer em Atlanta, Geórgia entre os dias dois e cinco de julho de 2015.
 
Agradecemos por ter respondido à chamada. Recebemos grande quantidade de lemas propostos pelos membros de A.A. O Comitê da Convenção Internacional dos Custódios considerou detidamente cada lema proposto e a Junta de Serviços Gerais aprovou o selecionado na sua reunião de janeiro.
 
As Reuniões Grandes serão realizadas no Geórgia Dome e outras reuniões acontecerão no Geórgia World Congress Center e em vários hotéis locais.
 
Na medida em que nos formos aproximando da data da Convenção serão dadas noticias a esse respeito incluindo informação sobre inscrições e alojamento através do correio e do sitio web de A.A. do ESG (www.aa.org). Até então aparecerão artigos no Box 4-5-9, que é enviado aos RSG´s de todos os Grupos dos EUA/Canadá inscritos no ESG, e também é publicado no sítio web.
 
A convenção Internacional de 2020 será celebrada em Detroit, Michigan, e a de 2025 em Vancouver, Colúmbia Britânica, Canadá
 
Neste outono (2012) começará o processo de seleção do local para realizar a Convenção Internacional de 2025 através de cartas enviadas pelos Delegados das Áreas que tenham interesse em servir como anfitriãs do evento. A decisão final será tomada pela Junta de Serviços Gerais após as considerações da Conferência de Serviços Gerais.
 
Esperamos vê-los em Atlanta. Até lá, um dia de cada vez.